Mudanças em seu corpo na gravidez | NATELE® Suplemento Alimentar

Gravidez

Corpo durante a gravidez: mudança e desafios

mulher grávida em pé ao lado da janela

Este artigo pode ajudar a responder:

Como meu corpo mudará durante a gravidez?

Quanto ganharei de peso durante a gravidez?

A gravidez é algo doloroso?

Mesmo se você estiver grávida há apenas algumas semanas, você pode começar a ver e sentir algumas mudanças. Seu corpo continua a mudar, pois faz tudo para suportar e alimentar seu bebê – algo bom para se lembrar quando as coisas não parecem tão boas.
 
Lembre-se de que o seu corpo é o primeiro lar do seu bebê – e todos gostamos de ver um hóspede feliz – por isso tente abraçar todas mudanças que você vê e sente como algo positivo.

Descubra mais sobre:

    Embora pareçam difícil de serem identificadas por quem vê de fora, é provável que você comece a sentir pequenas mudanças quase que imediatamente depois de engravidar.

    Muitos casais optam por divulgar a notícia de sua gravidez apenas depois do primeiro ultrassom

    Mulher deitada de bruços

    Enjoos matinais, cansaço, seios doloridos e irritabilidade são todos os primeiros sinais de que você pode estar grávida.

    Muitos casais optam por divulgar a notícia de sua gravidez apenas após realizarem o primeiro ultrassom para verificar o desenvolvimento do seu bebê depois de 12 semanas de gravidez. Se você estiver sentindo algum dos sintomas acima – especialmente cansaço extremo e enjoos matinais – pode ser difícil agir normalmente perto de amigos e colegas de trabalho.

    Descanse o máximo que puder, alivie suas funções após o trabalho e considere falar com o seu médico sobre produtos de venda livre para alívio dos sintomas, para ajudar a aliviar os sintomas do enjoo matinal, como náusea e vômito.

    Embora cada mulher seja diferente, é provável que você pareça grávida quando entrar em seu segundo trimestre – de 13 a 29 semanas. Nessa fase, você verá que suas roupas parecerão justas e sua barriga estará mais óbvia.

    Invista em roupas para gestante, ou roupas em tamanhos maiores, para ficar confortável. Pés inchados são outro (glamouroso?) sintoma de gravidez, portanto, se você precisar usar salto alto, tire-os assim que puder e eleve os pés e pernas quando possível.

    Outra mudança que você poderá notar – se tiver sorte – é um cabelo mais volumoso e com mais brilho. As mulheres não perdem tanto cabelo como de costume, então aproveite esse pequeno privilégio.

    Embora você não deva sentir uma dor persistente durante a gravidez, podem existir algumas dores e irritações que vêm e vão. Elas incluem:

    • Coceiras na pele: A pele da sua barriga pode coçar, pois estica durante seu crescimento. 
    • Varizes e hemorroidas:  Você ficará mais suscetível a varizes e hemorroidas durante a gravidez. Evite ficar de pé ou sentada por muito tempo e cruzar as pernas enquanto estiver sentada.
    • Corrimento vaginal: É normal ter um corrimento branco e fino, chamado de leucorreia nessa fase. Ele ajuda a manter sua vagina saudável. Se você notar um corrimento de outra cor, consulte o seu médico.
    • Alteração na pigmentação da pele: Os hormônios da gravidez podem causar manchas escuras em seu rosto e barriga. A condição pode ser agravada pelo sol, por isso, use filtro solar. 
    • Dificuldade em respirar: À medida que seus pulmões processam mais oxigênio para suportar seu bebê, você pode sentir falta de ar ou respirar ligeiramente mais rápido.
    • Aumento do apetite: O crescimento de um bebê pode fazer você sentir fome constantemente. No entanto, suas necessidades reais de energia não aumentam muito – apenas levemente no segundo trimestre e novamente no terceiro trimestre. Se precisar comer algo, escolha uma opção saudável como fruta ou iogurte.
    • Secreção no mamilo: Seus mamilos podem começar a vazar colostro, o líquido que alimenta seu bebê até que o seu leite materno desça. Use absorventes para seios para evitar manchas em suas roupas.
    • Contrações de Braxton-Hicks: Você pode sentir algumas contrações de treinamento à medida que seu corpo se prepara para o nascimento do bebê. Elas são chamadas de contrações de Braxton-Hicks e vão aparecer e desaparecer em intervalos irregulares. Se forem fortes e regulares, ligue para o seu médico. Você pode estar em trabalho de parto.