Diário para check-up na gravidez | NATELE® Suplemento Alimentar

Gravidez

Seu diário para check-up na gravidez

jovem segurando a mão na barriga

Este artigo pode ajudar a responder:

Quando devo contar para meu médico que estou grávida?

Quando tenho que fazer meu primeiro exame gestacional?

Quais são alguns dos check-ups importantes durante minha gravidez?

Pegue seu diário ou abra o calendário em seu smartphone. É hora de agendar algumas consultas importantes que você terá durante sua gravidez. Elas ajudarão você a ficar atenta à sua saúde e ao desenvolvimento do seu bebê.

Descubra mais sobre:

    Onde você decidir ter o seu bebê – hospital público ou privado, em um centro de parto ou em casa – determinará onde você deverá ir para realizar os seus check-ups durante a gravidez. 

    As consultas podem ser realizadas em um hospital, clínica ou consultório médico. 

    A coisa mais importante é que você marque e continue indo às consultas, pois elas ajudarão a garantir que a sua saúde e a saúde do seu bebê sejam devidamente cuidadas.

    Primeira consulta? Confirme sua gravidez para seu médico. É provável que esse check-up inclua:

    • Exames de sangue
    • Exame de urina
    • Pressão sanguínea e outros exames gerais de saúde

    Nessa consulta, você pode determinar sua data de parto estimada e discutir como o seu médico como e onde você gostaria de ter o seu bebê. Ele pode aconselhá-la como proceder.

    Com cerca de 6 a 12 semanas, você deve fazer seu primeiro ultrassom e ser capaz de ouvir o batimento cardíaco do seu bebê. O exame também identificará como o seu bebê está se desenvolvendo. Os exames de sangue e as medições realizadas durante o ultrassom também detectarão anormalidades congênitas.  

    Outros exames mais detalhados estão disponíveis para defeitos congênitos e genéticos específicos. Também é possível descobrir o sexo do seu bebê. Pergunte ao seu profissional de saúde se desejar saber mais sobre os exames disponíveis para você.

    A partir de 18 a 20 semanas, o sexo do seu bebê poderá ser detectado no ultrassom, então se você e seu parceiro desejarem saber, marque uma consulta na qual os dois possam ir. 

    Às vezes chamado de ultrassom morfológico, esse exame analisará os membros e a estrutura fetal do seu bebê, além de verificar a placenta e avaliar o volume de fluido amniótico. 

    Dê notícias todos os meses a seu médico ou parteira, que ficarão atentos à sua saúde e bem-estar geral.

    Níveis elevados de glicose no sangue afetam 3% a 8% das mulheres durante a gravidez. Em jejum, uma amostra de sangue é coletada antes e depois de beber um xarope com alto teor de glicose. Espere ficar no laboratório ou clínica por pelo menos duas horas, por isso leve seu laptop ou um livro para passar o tempo.

    Em sua primeira consulta, seu tipo sanguíneo será registrado. Se você for Rh negativo, e o seu bebê não, seu corpo pode começar a produzir anticorpos que podem interferir no sistema sanguíneo do seu bebê. Uma injeção chamada imunoglobulina anti-RH previne que o seu bebê seja prejudicado por esses anticorpos. Seu médico ou profissional de saúde lhe dirá quando e se você precisa tomar as injeções anti-RH.

    Quanto mais próxima você estiver da sua data de parto, mais vezes o seu obstetra, doula, parteira ou médico desejará ver você, e conforme você se aproximar do dia tão esperado, seus check-ups devem acontecer mais frequentemente.

    Além de verificar o tamanho do seu bebê – isso pode ser feito medindo a distância do topo do seu osso pélvico ao topo da sua barriga – exames gerais de saúde e bem-estar também serão feitos.

    Se estiver preocupada com a sua saúde ou a saúde de seu bebê, ou se tiver um histórico familiar de doenças genéticas, fale com o seu profissional de saúde sobre os exames adicionais que você pode precisar.