Estresse durante a gravidez | NATELE® Suplemento Alimentar

Gravidez

Estresse durante a gravidez

Mulher nervosa vestindo branco

Este artigo pode ajudar a responder:

Por que a gravidez é estressante?

Quais são as principais causas do estresse durante a gravidez?

Como posso lidar com o estresse durante a gravidez?

A espera e as tentativas acabaram – você está grávida. Que ótimas notícias! Então por que você se sente tão estressada?.

Descubra mais sobre:

    A gravidez pode parecer assustadora às vezes. São inúmeras dúvidas. Meu bebê está bem? Serei uma boa mãe? Sentirei muita dor no parto? Meu parceiro ainda vai me achar sexy? Meu corpo será o mesmo?

    Cada mulher tem sua própria experiência e dificilmente haverá experiências totalmente iguais. Quando você considera o que está realizando – não só formando um pequeno humano, mas também responsabilizando-se pelos muitos anos que virão – é fácil ver como um pouco de ansiedade, estresse ou preocupação podem aparecer.

    Lembre-se de que a maioria das mulheres sentem algum nível de estresse durante a gravidez e isso é normal.

    Identificar a fonte do seu estresse pode ajudá-la a decidir como ele pode ser reduzido. 

    Se as pressões no trabalho estão se tornando muito pesadas, pode ser interessante ter uma conversa sincera com o seu chefe. Se você está preocupada sobre como você e seu parceiro administrarão as finanças após o nascimento do seu bebê, obter ajuda profissional pode ajudar.

    O importante é solucionar o seu estresse se ele estiver afetando sua vida, dificultando o seu trabalho ou sono, ou fazendo você não se sentir bem.

    Estratégias diferentes para reduzir o estresse funcionarão para pessoas diferentes. Encontrar sua própria maneira de relaxar é essencial, especialmente quando os níveis de estresse estão elevados.

    • Exercício: 30 minutos de caminhada rápida ou natação na maioria dos dias da semana, quando não em todos, podem fazer maravilhas. Consulte o seu médico para maiores informações.
    Mulher grávida praticando ioga
    • Deixe sua mente livre: Investir em um aplicativo de meditação de atenção plena, começar a fazer ioga ou fazer uma caminhada podem ajudá-la a retomar o foco e aliviar os sintomas do estresse.
    •  Comunique-se: Encontre alguém para conversar – seu parceiro, amiga, mãe ou uma terapeuta. Ser capaz de expressar seus medos e frustrações pode ajudá-la a ver como grande parte deles são normais e podem ser solucionados.
    •  Evite o pessimismo: As pessoas amam ter uma opinião – independentemente de você pedir ou não por ela – e conversas pessimistas podem ter um impacto em seus níveis de estresse. Se alguém está fazendo você se sentir ansiosa com suas histórias de terror, peça para sair da conversa educadamente e afaste-se.
    • Dê uma pausa: Uma caminhada, ler o jornal, assistir a um filme, fazer as unhas. Qualquer coisa que você goste de fazer sozinha ajudará você a espairecer a cabeça e permitirá que você se concentre no lado positivo.

    Se em qualquer fase da sua jornada gestacional você se sentir extremamente ansiosa ou estressada, fale com o seu médico.