Estresse no processo de engravidar | NATELE® Suplemento Alimentar

Planejamento

O estresse no processo de engravidar

Mulher triste e estressada sentada em um sofá

Este artigo pode ajudar a responder:

Como faço para parar de me estressar sobre engravidar?

O estresse afeta meu processo de concepção?

Como faço para lidar com a pressão de engravidar?

A rotina de nossa vida pode ser frenética. Um trabalho exigente, contas para pagar e a pressão de manter uma vida social e familiar ativa pode parecer um pouco assustadora às vezes. A tudo isso, adicione tentar engravidar e seus níveis de estresse podem chegar no topo. Tomar medidas para reduzir o estresse enquanto tenta conceber ajudará a garantir que você se mantenha saudável e feliz em sua jornada rumo à maternidade.

Descubra mais sobre:

    Sentir-se estressada enquanto tenta engravidar é normal. Você está embarcando em uma jornada que vai mudar sua vida, então é normal ter preocupações. 

    Engravidar pode levar tempo, o que por si só pode ser estressante. Em um mundo onde estamos acostumados com as coisas acontecendo rapidamente – do Uber Eats que chega 15 minutos depois de você fazer o pedido à nova série da Netflix que é lançada – o jogo de espera da concepção pode ser frustrante.

    Lembre-se de que se preocupar sobre o processo de engravidar não é produtivo. É mais fácil falar do que fazer, mas tente relaxar e se manter realista. Algumas coisas valem a pena esperar por algum tempo.

    Estratégias diferentes para reduzir o estresse funcionarão para mulheres diferentes. É importante encontrar o que funciona para você para que possa desfrutar do processo de tentar engravidar, e dar a si mesma a melhor chance de sucesso.

    • Faça algumas pesquisas. Se você é do tipo de pessoa que se alimenta de conhecimento, leia alguns livros ou faça uma pesquisa on-line para descobrir mais sobre essa fase da sua jornada de gravidez. Estar equipada com todos os fatos pode ajudá-la a se sentir mais no controle. 
    • Faça exercícios. Manter-se ativa enquanto está tentando engravidar não só vai ajudá-la a mantê-la saudável fisicamente, mas também ajudará em seu estado mental. Os exercícios podem melhorar a qualidade do sono e liberar endorfinas que atuam como um analgésico natural. Tente realizar exercícios de respiração, meditação ou ioga gentil para maximizar seus benefícios mentais, consulte seu médico para maiores informações.
    • Não conte a ninguém. Quanto mais pessoas souberem que você está tentando engravidar, mais elas vão lhe perguntar sobre o processo. Conte somente às pessoas que você sabe que vão apoiá-la enquanto está tentando engravidar.

    Se você está tentando engravidar por um tempo e ainda não conseguiu, o estresse e a pressão podem começar a crescer. 

    Embora alguns casais engravidem dentro de alguns meses depois de começarem a tentar, o processo pode levar mais tempo. A maioria dos casais concebem naturalmente em um ano após começarem a tentar. É um longo tempo para manter a paciência e, às vezes, isso pode parecer impossível. Continue se comunicando com seu parceiro sobre como está se sentindo e se mantenha otimista. Se você tiver menos de 35 anos e estiver tentando engravidar há 12 meses, ou tiver mais de 35 anos e tentando há 6 meses sem sucesso, fale com o seu médico. Cerca de 1 em 6 casais sofrerão problemas de fertilidade e existem diversos tratamentos a serem explorados.