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Planejamento

Dieta para engravidar

Mulher comendo uma salada

Este artigo pode ajudar a responder:

Quais são os melhores alimentos para comer ao tentar engravidar?

Quais são os alimentos que devem ser evitados ao tentar engravidar?

Como faço para consumir a quantidade suficiente de ácido fólico, ferro e iodo?

Escolher uma dieta equilibrada repleta de alimentos saudáveis ricos em vitaminas é a melhor forma de preparar seu corpo para a gravidez. Escolher o que colocar em seu prato – e o que evitar, pelo menos por algum tempo – aumentará suas chances de uma concepção saudável, além de preservar sua saúde geral enquanto continua sua jornada para se tornar mãe. Então, o que você precisa ingerir?

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    Você sabia que para ter a melhor chance de engravidar é importante que os dois pais tenham uma dieta pré-concepção equilibrada e saudável? Os alimentos certos contêm nutrientes que dão energia e uma saúde ideal às mulheres – exatamente o ambiente de que precisamos para engravidar – mas também pode auxiliar os homens no que diz respeito à sua fertilidade e saúde do esperma.

    No dia a dia da mulher pode ser difícil atingir os níveis desejados de nutrientes para estar preparada para a concepção e a gestação. Mas não se preocupe, prepare-se, veja abaixo algumas dicas sobre alimentos e converse com seu médico para descobrir a melhor forma de consumir os níveis de nutrientes necessários para engravidar.

    Preencher o prato com os alimentos certos não só dará a você as melhores chances de uma concepção saudável, mas também fará você se sentir ótima. Veja o que você deve consumir:

    Saladeiras na mesa

    Carboidratos ricos em fibra – pense em legumes, frutas frescas e grãos. E lembre-se que quanto mais colorido for o prato – pimentão vermelho, cenoura laranja, espinafre verde – maior será a variedade de vitaminas e minerais que você consumirá.

    Laticínios – mantenha o teor de açúcar sob controle escolhendo, por exemplo, produtos à base de leite, como iogurtes, sem açúcar, no lugar de sorvete ou das versões com sabor e alto teor de açúcar.

    Álcool e cafeína – escolha água ou café descafeinado quando puder. Se não conseguir viver sem café, limite seu consumo ao mínimo possível. Você também deve evitar o consumo de energéticos.

    Evite também alimentos que possam conter contaminações por microorganimos, como a bactéria listeria, que pode estar presente em queijos cremosos, patês, frios, peixes, ou saladas pré-preparadas.
     
    Carne mal passada – peça que a carne seja cozida até o ponto bem passado para reduzir o risco de infecção causada por bactéria.

    Peixe – procure comer 2 a 3 porções de peixe por semana, mas evite espécies que possam conter altos níveis de mercúrio, incluindo olho-de-vidro laranja, bagre, tubarão, peixe-espada e marlim.

    Ingredientes

    brócolis verde

    Ácido fólico

    Ingstão Diária Recomendada (IDR): 355 mcg 1

    O ácido fólico (a forma suplementar do folato) é uma vitamina do grupo B que auxilia o desenvolvimento e o crescimento celular. Aumentar a quantidade de ácido fólico em sua dieta no período que antecede e durante a gravidez pode ajudar a prevenir defeitos no tubo neural do feto.