Recuperando-se do parto | NATELE® Suplemento Alimentar

Mãe e bebê

Recuperando-se do parto 

Casal feliz segurando um bebê

Este artigo pode ajudar a responder:

Quando vou me sentir de volta ao normal depois de dar à luz?

Quanto tempo demorará para me recuperar do parto?

O que posso fazer para ajudar meu corpo a se recuperar do parto?

Trabalho de Parto natural ou cesárea; o parto tem esse nome por um motivo – pode ser um trabalho árduo. E é por isso que é extremamente importante que você cuide de seu corpo enquanto se recupera do nascimento do seu bebê.

Descubra mais sobre:

    O encolhimento do útero: Seu útero se estendeu como um balão e levará algumas semanas para voltar ao seu tamanho normal. À medida que seu útero se contrai – a amamentação pode provocar isso – você pode sofrer cólicas que se parecem um pouco com contrações leves ou dores menstruais.

    Sangramento: Pelas primeiras quatro a seis semanas após o parto, você terá um sangramento vaginal chamado de lóquio – isso acontecerá independentemente de ter dado à luz por parto normal ou cesárea. O sangramento pode ser relativamente intenso pelos primeiros dias após o parto, como uma menstruação intensa, mas deve se tornar marrom-rosado e eventualmente parar. Se você estiver amamentando, você provavelmente não menstruará até parar de amamentar. Se não estiver amamentando, você provavelmente menstruará depois de cinco a seis semanas do parto.

    Hemorroidas: É muito comum ter hemorroidas depois de dar à luz, mas elas geralmente desaparecem em alguns dias. Evite a constipação comendo muitos alimentos ricos em fibra, como frutas, verduras e grãos integrais, e bebendo muita água. Você pode obter remédio para hemorroidas com seu médico ou farmacêutico se precisar de alívio.

    Sensibilidade: Se você tiver um parto normal, ficará dolorida. Bolsas de gelo podem ajudar a reduzir o inchaço. Se você tiver uma cesárea, sua incisão ficará sensível. Levante lentamente e dobre o joelho se precisar alcançar algo no chão. Pode ajudar cobrir a região da cicatriz com a mão ao espirrar ou tossir.

    Emoções: É muito comum se sentir triste e chorosa três a quatro dias depois de dar à luz. Os hormônios e o cansaço estão conspirando contra você. Se os sentimentos piorarem e você achar que está difícil controlar, fale com o seu médico.

    Incontinência urinária: Algumas mulheres podem sofrer incontinência urinária depois do parto. Fale para seu médico e obtenha orientação. Comece a fazer exercícios para o assoalho pélvico novamente, que ajudarão a fortalecer esses músculos e reduzir o estresse.

    As necessidades nutricionais de mulheres lactantes aumentam, portanto uma dieta saudável e bem equilibrada é importante.

    Siga sua alimentação durante a gravideze encha o prato de frutas e verduras, proteína magra e laticínios com baixo teor de gordura. Beba muita água e evite o álcool, especialmente se você estiver amamentando.

    Embora cada mulher seja diferente, existem algumas formas fáceis de ajudar seu corpo a se recuperar do parto. 

    Descanse e relaxe o máximo que puder e peça para familiares e amigos ajudarem se precisar

    Seja paciente: Roma não foi construída em um dia – e nem o seu bebê. Lembre-se de que você esteve grávida por nove meses, então você não se sentirá ou voltará a ser como era antes da gravidez da noite para o dia. 

    Seja gentil: Independentemente de ter tido um parto normal ou uma cesárea, seu corpo passou por muita coisa. Então, seja gentil com ele. Descanse e relaxe o máximo que puder e peça para familiares e amigos ajudarem se precisar. 

    Seja positiva: Nos dias e semanas após o parto, seu corpo pode parecer muito diferente de como era antes da gravidez. Dê tempo para ele se recuperar e mantenha-se confiante e otimista. Mudanças levam tempo, mas acontecerão.

    Você leu recomendações sobre:

    O que esperar após o parto

    Como obter os nutrientes essenciais para apoiar a amamentação e recuperação

    Como ajudar seu corpo a se recuperar

    Veja a checklist para novas mães