Alimentação e amamentação | NATELE® Suplemento Alimentar

Mãe e bebê

Alimentação e amamentação

Abacate maduro

Este artigo pode ajudar a responder:

Por que a alimentação é importante durante a amamentação?

Quais alimentos devo comer durante a amamentação?

Devo evitar algum alimento ou bebida durante a amamentação?

A amamentação é uma fase exigente para o seu corpo e uma alimentação rica em vitaminas e minerais é importante para a sua saúde geral e o desenvolvimento do seu bebê.

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    O leite materno por si só permite que seu bebê cresça e se desenvolva até por volta dos seis meses, quando você deve começar a introduzir alimentos sólidos.

    Foto recortada de mulher preparando uma deliciosa salada saudável

    Como uma nova mãe, comer de forma saudável auxiliará na sua produção de leite materno e fornecerá ao seu bebê todos os nutrientes essenciais de que ele precisa para se desenvolver. Alguns nutrientes importantes e onde eles podem ser encontrados são:

    • Ômega 3: As fontes incluem peixes como o salmão e a sardinha, carne vermelha, linhaça e nozes.
    • Vitaminas do grupo B: O corpo tem uma capacidade limitada de armazenar vitaminas do grupo B em excesso. É por isso que é importante comer uma variedade de alimentos que contenham as vitaminas como verduras verdes, ovos, legumes, aves e carne
    • Proteína: Pode ser encontrada em carne, frango, peru, frutos do mar, ovos, legumes, castanhas e sementes
    • Ferro: Obtenha sua ingestão de ferro com carne vermelha e verduras folhosas verdes
    • Cálcio: Leite, queijo e iogurte são ótimas fontes de cálcio, bem como verduras folhosas verdes.
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    • Vitamina C: Frutas cítricas, kiwi, repolho, tomate, pimentão vermelho – todos contêm vitamina C
    • Vitamina D: A melhor fonte de vitamina D é passar um tempo no sol, mas se você não conseguir ficar ao ar livre, você também pode complementar com alimentos fortificados como leite e iogurtes – procure rótulos que indiquem a fortificação com vitamina D
    • Ácido fólico: Conhecido por seus benefícios durante a gravidez, o ácido fólico ainda é importante no pós-parto e é encontrado em feijões, verduras folhosas e grãos
    • Iodo: Laticínios e frutos do mar contêm iodo, bem como o sal de cozinha (procure por essa especificação no rótulo)

    Se você estiver exclusivamente amamentando, tecnicamente você está comendo por dois. Apenas lembre-se de que um de vocês dois tem um estômago pequeno, então você não precisa dobrar sua ingestão calórica.

    Se estiver sentindo mais fome do que o normal, coma lanchinhos saudáveis 

    A maioria das mulheres consegue produzir muito leite materno comendo 1.800 a 2.200 (ou mais) calorias por dia. Se estiver sentindo mais fome do que o normal, coma lanchinhos saudáveis – legumes picados, iogurte com baixo teor de gordura ou frutas, e evite guloseimas açucaradas com alto teor de gordura que possuem pouco valor nutricional.

    É provável que você sinta muita sede, então mantenha-se hidratada. A cafeína e o álcool podem ir para o leite materno, então tente evitá-los e faça da água sua principal fonte de líquido.

    Uma boa dieta durante a amamentação minimiza ou evita alimentos altamente processados e, em vez disso, possui carne magra, peixe, verduras, frutas, grãos integrais e laticínios com baixo teor de gordura.

    Você leu recomendações sobre:

    A importância de uma boa alimentação durante a amamentação

    Quais alimentos você deve comer durante a amamentação

    Quais alimentos evitar durante a amamentação

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