Introduzindo alimentos sólidos | NATELE® Suplemento Alimentar

Mãe e bebê

Introduzindo alimentos sólidos

Bebê pegando comida

Este artigo pode ajudar a responder:

Quando um bebê deve começar a comer alimentos sólidos?

Quais alimentos você introduz primeiro para um bebê?

A quais alimentos meu bebê pode ser alérgico?

Prepare-se para a vida ficar mais agitada. Se seu bebê está com quatro a seis meses, é hora de introduzir alimentos sólidos. Nessa idade, seu pequeno provavelmente já começa se sentar direito sem muita ajuda, e suportar seu próprio pescoço e cabeça.
O sistema digestório do seu bebê também está desenvolvido o suficiente para receber alimentos certos sólidos, e é provável que ele tenha demonstrado interesse quando você está comendo.
É importante saber que a alimentação com leite materno continua durante a introdução de alimentos sólidos, e devem permanecer como a principal fonte de líquido do seu bebê até os 12 meses. Introduza outros líquidos conforme orientação do seu médico.

Descubra mais sobre:

    Mingau de arroz

    Muitos pais optam por combinar o leite materno com cereais de arroz fortificados com ferro como a primeira introdução do bebê a alimentos sólidos. O gosto pode variar de família para família e o ideal é que você converse com o pediatra do seu bebê para uma melhor recomendação de dieta nesse período.

    Frutas e legumes levemente amassados ou purê de frutas e legumes são perfeitos para um bebê pequeno. Não adicione açúcar, sal ou temperos – você saberá ao experimentar você mesma que aquele purê de cenoura ou pera está repleto de sabor. Assistir ao rosto do seu bebê se contorcer de confusão ou se iluminar de encanto quando ele provar novos alimentos pode ser uma experiência maravilhosa. 

    Três colheres de bebê de purê

     

     Não dê pedaços duros de frutas ou legumes ao seu bebê e não deixe-os sozinhos na hora de comer.  

    Não se preocupe se seu bebê rejeitar os primeiros sólidos ou parecer tirá-los da boca mais do que engolir. Além de ser uma experiência nova para ele em termos de sabor, eles precisam dominar como usar a língua para manter a comida dentro da boca.

    Desde os oito meses, seu bebê pode estar pronto para começar a se alimentar. Alimentos para comer à mão, como pedaços macios de banana ou melão, massas cozidas, pedaços de pão tostados ou bolachas água e sal são uma ótima forma para que seu filho experimente coisas novas com independência.

    Não dê pedaços duros de frutas ou legumes, pipoca, castanhas e outros alimentos duros ao seu bebê e não deixe-os sozinhos na hora de comer. 

    Caso você tenha alguma preocupação com relação a alimentação e alergias, converse com o seu médico para mais esclarecimentos. O risco em potencial de seu bebê ter alergia a alimentos pode variar mas alguns alimentos são considerados de potencial alergênico maior. Incluem-se entre eles:

    • peixe
    • marisco
    • gergelim
    • trigo
    • laticínios, como leite de vaca 

    É uma boa ideia introduzir alimentos novos para o seu bebê durante o dia para que você possa ver se alguma reação ocorrer. Caso suspeite de alguma alergia ou reação causada por alimentos, procure auxílio médico

    Você leu recomendações sobre:

    Introduzindo alimentos sólidos ao bebê

    Bons primeiros alimentos para o bebê

    Alérgenos e quando introduzi-los

    Veja a checklist para novas mães