Checklist da gravidez | NATELE® GESTAÇÃO

Gravidez

Checklist da gravidez

Café e notebook

Veja aqui um checklist simples para guiá-la por uma gravidez saudável. Você pode baixá-lo ou imprimi-lo para facilitar a utilização.

Download

Primeiro trimestre – semanas 1 a 12

Consulte seu médico

Assim que acreditar estar grávida, procure seu médico. Ele pode confirmar que você está grávida, determinar sua data de parto e ajudar a planejar o seu programa de cuidados de saúde pré-natal.

 

Agente seus check-ups pré-natais

Você precisará realizar check-ups regulares durante a gravidez para certificar-se de que tudo está indo bem. Sua primeira consulta pré-natal deve ser entre 10 a 16 semanas.

 

Considere ultrassons

A partir de 11 semanas, você poderá fazer exames de sangue e ultrassons para verificar o desenvolvimento do seu bebê. Seu primeiro ultrassom será entre 8 a 12 semanas.

 

Agende o parto no hospital ou centro de parto

Assim que souber que está grávida, discuta suas opções de parto com seu médico e agende o hospital.

 

Comece a tomar um multivitamínico pré-natal todos os dias, se ainda não estiver tomando

Foi demonstrado que o ácido fólico reduz o risco de defeito no tubo neural. E que a suplementação de ferro previne as complicações de sua deficiência, como a anemia.

Recomenda-se que você tome NATELE® PRÉ-CONCEPÇÃO diariamente, por pelo menos 1 mês antes de engravidar. E a partira da 13ª semana, e durante toda a gravidez, use NATELE® GESTAÇÃO. enquanto estiver amamentando, utilize Omega 3 NATELE®.

 

Controle o enjoo matinal

Fale com seu médico, caso precise de ajuda para controlar os sintomas de enjoo matinal,como náusea e vômito.

 

Pare de fumar

É recomendado que você pare de fumar assim que achar que está grávida, se ainda não tiver parado.

 

Corte o álcool

A opção mais segura é evitar beber álcool enquanto estiver grávida e amamentando.

 

Tenha uma alimentação saudável

Mantenha uma dieta nutritiva, bem equilibrada e variada para ajudar a preservar a sua saúde e a saúde do seu bebê. Aprenda sobre os alimentos que devem ser evitados ou limitados e beba muita água.

 

Diminua a cafeína

Tente manter seu consumo de cafeína ao mínimo possível. Lembre-se de que a cafeína também pode ser encontrada no chocolate, chá e também em alguns refrigerantes e energéticos.

 

Faça exercícios regularmente

Mantenha-se ativa e tente fazer 30 minutos de exercício moderado, como caminhar ou nadar, todos os dias.

 

Consulte seus direitos de licença-maternidade

Pergunte ao seu empregador sobre seus direitos de licença-maternidade

 

Segundo trimestre – semanas 13 a 26

Agende seus exames do segundo trimestre

Siga as orientações do seu médico e realize os exames agendados nas datas marcadas. Organize-se na realização dos exames e no agendamento das consultas para um bom acompanhamento da gestação.

 

Entre em um grupo de gestantes

Compartilhe suas experiências e obtenha o suporte de outras mulheres grávidas com a data de parto próxima à sua.

 

Faça um plano de parto

Discuta suas preferências para o trabalho de parto e para o parto com o seu médico e parceiro, e escreva um plano de parto. Você pode ser o quão detalhada desejar – se gostaria de ouvir Mozart na sala de parto, anote!

 

Agende cursos para gestantes

Essas aulas úteis explicarão o que você deve esperar durante o trabalho de parto, suas opções alívio da dor, exercícios durante a gravidez e cuidados infantis básicos, como alimentar e acalmar um bebê. Também é uma oportunidade para fazer perguntas, discutir seus sentimentos e conhecer futuros pais locais.

 

Aprenda sobre a amamentação

Amamentar o seu bebê traz grandes benefícios à sua saúde e à saúde do seu bebê. Se estiver planejamento amamentar, sua doula poderá orientar quanto à técnica.

 

Faça exercícios no assoalho pélvico

Os músculos do seu assoalho pélvico podem enfraquecer com o estresse da gravidez e do parto, causando o vazamento da bexiga. Estes exercícios simples ajudarão a endurecer os seus músculos.

 

Considere colocar seu bebê em um berçário

Se planeja voltar ao trabalho depois que o bebê nascer, verifique as opções de berçários e escolas infantis em sua região. Algumas delas exigem matrícula antecipada, por isso anote o nome deles em seus favoritos antes de dar à luz.

 

Compre roupas para gestantes

Você provavelmente já notou que suas roupas não estão servindo corretamente – é hora de comprar roupas para gestantes! Você também precisará de um sutiã de gestante.

 

Terceiro trimestre – semana 27 até o nascimento

Compre ou empreste equipamentos básicos para bebês

Além dos móveis do quarto do bebê, você precisará de um carrinho de bebê, roupas de bebê, fraldas e outros artigos básicos. Existem muitas opções novas para comprar ou você pode emprestar de amigos e familiares com crianças mais velhas.

 

Compre outro sutiã de gestante

Seus seios estarão maiores que o primeiro sutiã de gestante que comprou, então você precisará de outro com cerca de 28 semanas.

 

Deixe o bebê conforto ajustado

Caso necessite transportar o bebê em veículos, siga corretamente as instruções com relação ao transporte de crianças em automóveis.

Você pode precisar ir ao hospital rapidamente, então deixe sua mala da maternidade preparada e à espera de ir. Lembre-se de que você também precisa incluir artigos para o bebê.

 

Prepare o quarto do bebê para que esteja pronto quando você chegar em casa do hospital.