Checklist Planejamento | NATELE® PRÉ-CONCEPÇÃO

Planejamento

Checklist pré-concepção

Café e notebook

Veja aqui um checklist simples para ajudá-la a se planejar para uma gravidez saudável. Você pode baixá-lo ou imprimi-lo para facilitar a utilização.

Download

Nutrição

Siga um plano alimentar saudável

Uma dieta bem equilibrada e variada com frutas e verduras frescas ajudarão vocês dois a ficar em forma para iniciar uma família.

 

Comece a tomar suplementos alimentares para gestantes

As primeiras 3 a 6 semanas após a concepção são críticas para o desenvolvimento do seu bebê, incluindo o desenvolvimento de seus órgãos vitais. Ainda assim, a maioria das mulheres só descobrem que estão grávidas depois que o bebê começa a crescer e se desenvolver.

Pode levar tempo para atingir o nível elevado de nutrientes de que seu corpo precisará para atender às suas demandas e as do seu bebê em crescimento, mas nem sempre é possível obter as quantidades suficientes apenas por meio da alimentação. Tomar suplemento alimentar de vitaminas e minerais pode ajudar a reforçar os nutrientes essenciais necessários e ajudar a suprir as necessidades da mãe e do bebê. É importante começar a tomar um suplemento alimentar pelo menos 1 mês antes de tentar engravidar.

Os homens também podem tomar medidas para apoiar a concepção adotando um estilo de vida mais saudável e conhecendo a saúde de seu esperma mais especificamente.

 

Estilo de vida

Idade e fertilidade

A fertilidade diminui para mulheres e homens com o tempo. Se você puder escolher quando ter um bebê, considere a sua idade e a idade do seu parceiro ao se planejar para engravidar. Você poderá discutir isso melhor com um profissional de saúde.

 

Controle seu peso

Um peso saudável é essencial para você dois, pois estar acima ou abaixo do peso pode afetar suas chances de engravidar. Procure ter um IMC (Índice de massa corporal) de 18,5 a 24,99. Se ainda não chegou lá, seu médico pode sugerir a melhor forma para atingir seu peso ideal para se planejar para engravidar.

 

Pare de fumar e evite o álcool

A opção mais segura é evitar completamente o álcool e o cigarro enquanto você estiver tentando engravidar, durante a gravidez e quando estiver amamentando.

Enquanto estiver tentando engravidar, é recomendado que os homens evitem fumar e consumir álcool em excesso para ajudar a promover e preservar um esperma saudável.

 

Reduza sua ingestão de cafeína

Tente manter seu consumo de cafeína ao mínimo possível. Lembre-se de que a cafeína também pode ser encontrada no chocolate, chá e também em alguns refrigerantes e energéticos.

 

Reduza os níveis de estresse

O estresse pode afetar o seu relacionamento e reduzir o seu desejo sexual. Tente técnicas de controle do estresse como ioga e meditação se precisar relaxar.

 

Monitore sua ovulação

Saber seu provável período de ovulação lhe ajudará a descobrir a melhor hora para fazer um bebê. Use nosso calendário simples de ovulação para ajudar a identificar seu intervalo de ovulação e aumentar suas chances de engravidar. Se estiver usando métodos contraceptivos como um implante, pílula ou injeção, pode levar um tempo para a sua fertilidade retornar ao normal. Peça orientação ao seu médico quando desejar parar de usar métodos contraceptivos.

 

Desenvolva uma boa rotina de exercícios

Um estilo de vida ativo e exercícios regulares e moderados ajudarão vocês dois a ficar em forma para iniciar uma família. E por que não fazer isso juntos?

 

Consultas importantes

Consulte seu médico

É uma boa ideia conversar com o seu profissional de saúde sobre o desejo de tentar engravidar. Ele pode orientá-la sobre questões importantes, como exames que podem ser necessários, medicamentos atuais que você pode estar tomando e vacinas que são recomendadas ao se planejar para uma gravidez. Ele também pode ajudá-la a levar em consideração qualquer informação importante do seu histórico médico familiar. Se estiver usando métodos contraceptivos, peça orientação antes de descontinuar o uso.

Também é uma boa hora para o seu parceiro falar com o profissional de saúde dele e obter orientação sobre o que ele pode fazer para ajudar no planejamento da gravidez.

 

Visite o dentista

Consulte o seu dentista para garantir que está com boa saúde bucal e faça qualquer tratamento necessário antes de tentar engravidar.

 

Revise seu plano de saúde privado

Se pretende utilizar serviços de saúde privados durante a gravidez e no parto, consulte os direitos da sua apólice. Você pode ter carência antes de engravidar.

 

Verifique suas condições de licença-maternidade

É uma boa ideia compreender seus direitos de licença-maternidade e licença-paternidade no trabalho e qualquer responsabilidade que você possa ter com seu empregador.

 

E por fim...

Boa sorte com os seus planos de gravidez! Lembre-se de tentar relaxar e se divertir juntos. É uma fase empolgante e você tem uma incrível jornada pela frente.