Checklist para novas mães | NATELE® Suplemento Alimentar

Mãe e bebê

Checklist para novas mães

Café e notebook

Veja um checklist simples para ajudar a guiá-la pelos primeiros meses de maternidade. Você pode baixá-la ou imprimi-la para facilitar a utilização.

 

Download

Registre o nascimento

Em todo o país, você precisará registrar o nascimento do seu bebê em um prazo de 15 dias. Esse período pode ser prorrogado por mais 45 dias caso a mãe seja a declarante. Esse serviço é gratuito (Lei Federal 9.534/1997).

 

Marque a sua consulta pós-natal

Agende um check-up de saúde com seu médico após o parto, para verificar se tudo está voltando ao normal. É uma boa hora para conversar sobre seus sentimentos e qualquer problema que esteja enfrentando.

 

Marque as consultas e vacinas do seu bebê

Os check-ups regulares do seu bebê devem ser agendados. Não esqueça de conversar com o pediatra de seu bebê sobre o planejamento da vacinação e aproveite para tirar todas as dúvidas que tiver. Uma boa dica é fazer uma lista dessas dúvidas para conversar com o médico.

 

Verifique as opções de instituições infantis e escolas

Confirme sua matrícula em uma instituição infantil se precisar voltar ao trabalho. Se estiver considerando o ensino particular para o seu filho, comece a investigar agora. As listas de espera de algumas escolas particulares podem requerer algum tempo de antecedência.

 

Comece a praticar exercícios pós-natal

Seu assoalho pélvico e músculos abdominais precisarão de tonificação após o parto. Por que não participar de uma aula de exercício pós-natal com outras novas mães em seu hospital ou academia local?

 

Considere os métodos contraceptivos

Se não estiver planejando outra gravidez, considere os métodos contraceptivos. Contrário à crença popular, a amamentação não é um método contraceptivo adequado. Verifique os métodos que não afetarão o seu leite materno com o seu médico.

 

Cuide da sua própria saúde emocional

É bastante normal se sentir um pouco triste nas primeiras semanas após o parto enquanto tenta conciliar as demandas de um novo bebê. Esses sentimentos geralmente diminuem por conta própria, mas se você estiver se sentindo assustada ou triste por mais de 2 semanas depois da chegada do bebê, fale com seu médico.

 

Amamentação

Esteja familiarizado com as diversas posições amamentação

A amamentação não é muito fácil para todas, então é bom ter na manga algumas posições extras caso seu bebê se recuse a pegar a mama.

 

Invista em suporte físico extra

Muitas novas mães são defensoras de suas almofadas de amamentação ou cadeiras de amamentação. Seu conforto enquanto amamenta é muito importante, por isso não considere um luxo se acreditar que isso deixará o momento da amamentação mais agradável.

 

Compre algumas roupas de amamentação

Ir até o fim e comprar blusas e vestidos de amamentação ou apenas investir em alguns sutiãs de amamentação depende de você. Pijamas de amamentação também estão disponíveis para aquelas primeiras semanas quando você geralmente fica em casa.

 

Compre uma manta ou capa de amamentação

Se não estiver 100% confortável em amamentar em público ou amamentar na frente de outras pessoas, uma manta ou capa de amamentação fará você se sentir bem melhor. Nem todos os bebês gostam de ficar cobertos, mas vale a pena tentar.

 

Compre ou alugue bombas para retirada do leite

É possível tirar o leite materno com a mão, mas uma bomba definitivamente facilita a vida. Você pode alugá-las se ainda não estiver totalmente convencida. Também não se esqueça de comprar algumas garrafas e recipientes herméticos para armazenamento. As bolsas de armazenamento de leite materno e absorventes para seios que ajudam a controlar vazamentos são outras opções a serem consideradas. Se tiver dificuldades com a amamentação, dor, surgimento de fissuras na região do mamilo, não hesite em conversar com o seu médico.

 

Abasteça sua geladeira com alimentos saudáveis

Alimentar-se de forma saudável e encontrar o alimento certo rico em nutrientes para a amamentação exige planejamento antecipado, por isso tenha sempre uma geladeira completamente abastecida. Legumes, frutas e carnes congeladas são ótimas formas de garantir que você sempre tenha algo à mão. Encontre mais informações nutricionais no que diz respeito à amamentação em nossa página de nutrição.

 

Baixe um aplicativo de amamentação

Com todas essas coisas novas acontecendo, fica difícil monitorar todas as sessões de amamentação e o progresso que você e seu bebê estão realizando. Os aplicativos de amamentação são temporizadores diários úteis, ótimos para acompanhar seus marcos.

 

Organize um entretenimento para a amamentação

Não é incomum que você fique amamentando durante 45 minutos por vez. Sim, muito disso é um tempo a sós precioso com o seu bebê, mas haverá momentos em que você precisará de algo a mais para se manter entretida. Baixe alguns de seus programas de TV favoritos, compre alguns audiolivros ou crie uma lista de reprodução da amamentação e curta o momento com seu bebê.

 

Entre em um grupo de pais

Se você for mãe de primeira viagem, é importante receber todo o apoio emocional e prático que puder. Encontre um grupo de mães no Facebook, Whatsapp ou site para pais e comece a conhecer mães companheiras de amamentação ou mães que já amamentaram. Você pode até mesmo começar em grupos de mães on-line se ainda não estiver pronta para passeios públicos.

 

Participe de uma aula de amamentação

Caso tenha dúvidas sobre amamentação, aulas de amamentação podem fornecer respostas e recomendações que lhe darão a confiança de que você precisa para amamentar com sucesso. Você pode entrar em contato com a sua parteira, enfermeira ou encontrar um consultor de lactação local que pode informá-lo sobre a aula mais próxima, ou pesquise on-line nos sites para pais para obter mais detalhes.